Saiba como a escolha do regime tributário certo pode mudar o caixa da sua empresa.
A escolha do regime tributário é uma decisão fundamental para empresas de todos os portes e segmentos. Esse regime determina como os tributos serão calculados, pagos e quais obrigações acessórias (informações/documentos) deverão ser cumpridas, impactando diretamente na saúde financeira do negócio.
Hoje no Brasil temos três regimes tributários: (i) Simples Nacional (ii) Lucro Presumido e (iii) Lucro Real.
A escolha adequada do regime tributário pode resultar em uma economia significativa para a empresa, além de aumentar sua competitividade, margem de lucro e redução de custo.
Um planejamento tributário bem feito ajuda a evitar o pagamento excessivo de impostos, além de possibilitar o aproveitamento de incentivos fiscais.
Além disso, a conformidade com as obrigações fiscais evita multas e complicações legais, garantindo uma operação mais tranquila.
E por que devo analisar anualmente se estou no regime adequado?
Porque um regime tributário que inicialmente pareça favorável pode se tornar menos vantajoso ao longo do tempo, à medida que a empresa cresce ou suas atividades se diversificam. Portanto, a revisão periódica da escolha do regime é essencial para assegurar que a empresa esteja sempre na melhor posição tributária.
A escolha do regime tributário é uma estratégia de gestão que pode influenciar diretamente no sucesso e na sustentabilidade do seu negócio. Por isso, é recomendável revisar periodicamente o regime atual para entender se de fato ele é o melhor para sua empresa!
O momento de fazer essa análise é AGORA, pois no início do próximo ano as empresas deverão escolher se ficarão no mesmo regime tributário que estão agora ou se mudarão.
Isso muda o jogo!
Nosso time está à disposição para te ajudar com eventuais dúvidas!
Dra. Paula Robattini
Comments